BLOG / Morar

Porque EU AMO o assunto SUSTENTABILIDADE

18 de abril de 2024

Numa fase da minha vida em que busquei dar mais sentido a minha profissão, me dei conta do quão eu afetava a vida das pessoas através dos meus projetos. Afinal, em média 90% do nosso tempo passamos dentro de ambientes construídos. É muito tempo não é mesmo?

Nasci e cresci no interior do Rio Grande do Sul, e desde muito cedo minha mãe nos ensinou sobre a economia de recursos e alimentação saudável (isso porque ela só tinha até a quarta série primária). Então isso faz parte das minhas raízes.

Naquela mesma época, um vídeo chamado “The Story of Stuff” (A história das Coisas) “caiu no meu colo” e me chamou muito a atenção. Annie Leonard explica sobre a economia de materiais, da extração e produção até a venda, consumo e descarte. Logo em seguida participei de um Simpósio de Arquitetura Sustentável, e consegui perceber e entender a IMPORTÂNCIA daquilo que minha mãe tinha ensinado quando eu era criança. Ali resolvi ligar as pontas e aprofundar o estudo sobre a arquitetura, seu papel na sociedade e no meio ambiente.

Você sabia que, para 92% de nós, o ar de fora das nossas casas não é seguro para se respirar? Um estudo do Word Green Buildin Council mostra que 5.5 milhões de vidas foram perdidas em 2013 por doenças associadas com a poluição do ar interno e externo.

Mas então Angelica, quais são os benefícios que a SUSTENTABILIDADE traz e o que mesmo fez você se apaixonar pelo assunto?

  • Ambientes mais SAUDÁVEIS e produtivos, gerando qualidade de vida, conforto e bem-estar;
  • Custos operacionais mais baixos;
  • Consumo consciente;
  • Redução de resíduos enviados para aterros sanitários;
  • Conservação de energia e água;
  • Redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • Aumento do valor patrimonial.

É através de um projeto de arquitetura alinhado com as estratégias de sustentabilidade que posso transformar a qualidade de vida das pessoas: AMBIENTES MAIS SAUDÁVEIS! Não é apaixonante? Há melhores motivos que estes para dar um sentido a minha profissão?

Com tudo isso, entendi que: O MELHOR E MAIS SAUDÁVEL LUGAR QUE VIVEMOS, DEVE SER A NOSSA CASA!

Início deste ano, foi lançado uma certificação para interiores residenciais sustentáveis, chama-se GBC Brasil Life®. Desenvolvida pelo Green Buildin Council Brasil, com a intensão de fornecer ferramentas necessárias para projetar, construir e operar ambientes internos com alto desempenho e práticas sustentáveis. Mas esse assunto vamos deixar para um outro dia! 😊

Ah, o vídeo “The Story of Stuff” (A história das Coisas) ainda está disponível no Youtube. Vale assistir! Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=9GorqroigqM

Com carinho, Angélica


Angélica Hoffmann Arquitetura e Interiores

Somos um escritório de arquitetura e interiores, focado em projetos humanizados e sustentáveis. Nosso foco principal é desenvolver um espaço arquitetônico onde a alma esteja viva, pulsando, que traduza os valores e o jeito de ser das pessoas/empresas que ali vivem e convivem, que encantem as que visitam preservando ao máximo o meio ambiente. Prezamos pela qualidade do ambiente interno através de luminotécnica adequada e boa acústica, relação harmônica entre os ambientes através de funcionalidade, flexibilidade e estética, além da operação e manutenção eficientes, ponto que são as estratégias de arquitetura sustentável que buscamos em nossos projetos. Angélica Hoffmann é graduada em Arquitetura e Urbanismo e Pós-graduada em Construções Sustentáveis, ambas pela FAAP.

TAGS

Nós utilizamos cookies neste site para melhorar a sua experiência de navegação e nosso desempenho, analisar como você interage em nosso site ou ainda para personalizar conteúdos. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.

ACEITAR